Livro: O Tempo e a Escuta da Vida: configurações e práticas contemporâneas

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“Gestalt! Como posso fazer entender que gestalt não é só mais um conceito inventado pelo homem? Como posso dizer que gestalt é e não só para a psicologia algo inerente à natureza? (PERLS, 1979, p.79)”

“Uma gestalt é um fenômeno irredutível. É uma essência que está aí e que desaparece se o todo for fragmentado em seus componentes. (PERLS, 1979, p.82)

O “Laboratório Gestáltico: configurações e práticas contemporâneas” tem como objetivo desenvolver atividades acadêmicas e de extensão universitária abrangendo temas que se referem a ampliação, produção e prática de conhecimentos relativos a Abordagem Gestáltica como uma forma ativa de apreensão e intervenção no mundo. Busca compreender as diversas configurações relacionais contemporâneas sob essa perspectiva teórica e a colocará em pauta visando a socialização do conhecimento e promovendo a oportunidade de trocas com a comunidade de forma viva e interativa, fomentando a possibilidade de novas perspectivas pelo viés da sensibilidade, a fim de contribuirmos para a humanização das relações na atualidade. É com alegria também que contamos com a entrada de novos profissionais e estagiários vinculados à equipe do Laboratório que, com certeza, nos enriquecerão com suas contribuições e participação. Embora a Abordagem Gestáltica seja mais conhecida no âmbito das psicoterapias, entendemos que o referencial gestáltico se constitui em fundamento rico também para a pratica de uma clinica ampliada que sai do espaço restrito dos consultórios para uma atuação nas diversas esferas da sociedade.

Além disso, se configura numa possibilidade muito mais abrangente como seu próprio criador Fritz Perls ressalta, numa forma de apreensão do mundo, de entendimento da realidade em que vivemos e é seguindo essa premissa que permaneceremos nos desenvolvendo. Acreditamos que o conhecimento é uma construção que se mantém no diálogo com a ação e, como nos diz o grande mestre Paulo Freire

“O diálogo é o encontro amoroso dos homens que, mediatizados pelo mundo, o “pronunciam”, isto é, o transformam, e, transformando-o, o humanizam para a humanização de todos (FREIRE, 1977)”.

 

O Projeto de Extensão

Desenvolvemos atividades que abrangem temas atuais a partir das demandas que emergem tanto de nossos encontros e eventos quanto dos acontecimentos presentes na sociedade em que vivemos, mantendo uma interlocução dinâmica entre a universidade e a comunidade a luz dessa abordagem teórica. Com isso, este projeto constitui-se num espaço de divulgação da abordagem gestáltica e da noção de extensão universitária em sua condição da transferência de conhecimento para a comunidade, pois uma ação orientada para a socialização do conhecimento converge para tal proposta, contemplando as atuais diretrizes para a democratização do espaço universitário.

A Gestalt-Terapia está presente na grade curricular de diversas universidades do Rio de Janeiro e do Brasil e vem ampliando fronteiras de atuação no contexto acadêmico, gerando novas produções de conhecimento e práticas de intervenção. Oferece estágio para alunos bolsistas ou voluntários, numa aproximação que promove o intercâmbio entre os docentes e discentes e a produção de trabalhos que possam abranger as comunidades em torno dessas instituições. Os eventos desenvolvidos pelo Laboratório, em sua grande maioria, são gratuitos e abertos aos estudantes, profissionais da área de saúde e educação de várias instituições e ao público em geral, constituindo-se num espaço de troca permanente.

Coordenação: Eleonôra Torres Prestrelo (IP/UERJ)
Vice-coordenação: Laura Cristina de T. Quadros (IP/UERJ)
Profissional colaboradora: Erika da Silva Araujo e Luciana Bicalho Cavanellas (FIOCRUZ)
Estagiários: Carlos Henrique Sousa (bolsista); Thaciane Assis, Ingrid Cristine Barcellos e Élida Nascimento (não bolsistas)

 

O Projetos Vinculados

É com imensa alegria que expandimos nossas relações institucionais com outros projetos de extensão fundamentados na Abordagem gestáltica como orientação teórico-metodológica:



GAPsi: grupos de apoio psicológico

Este projeto se configura como um espaço de cuidado, acolhendo o sofrimento da comunidade discente do Instituto de Psicologia da UERJ. Caracteriza-se como um trabalho grupal favorecendo a criação de redes sociais de apoio. O desenvolvimento desse projeto tem se constituído como referencial de cuidado, acreditamos, para os discentes do Instituto de Psicologia da UERJ. Um curso de Psicologia se pretende formador de profissionais de cuidado na área da saúde, como tal, cuidar do outro implica, ou deveria implicar, como ação paradigmática, cuidar de si. Como cuidar do outro se não experimentamos práticas de cuidado? A reflexão sobre as experiências compartilhadas ao fim de cada roda é um dos principais momentos dos encontros, onde ficam muito claros os efeitos produzidos pelo trabalho em grupo, onde surgem palavras e expressões de maior conscientização do que estão vivendo, bem como de conforto, ações a concretizar, caminhos a seguir. Os alunos que freqüentaram as “oficinas de cuidado” oferecidas pelo projeto quinzenalmente, obtiveram um benefício complementar, estabeleceram contato com uma modalidade de pratica profissional, o trabalho em grupo, um importante instrumento de atuação para o psicólogo quando entra no mercado de trabalho. Em hospitais, escolas e empresas, o trabalho com grupos é uma alternativa possível e necessária para o atendimento da demanda diante da defasagem entre a necessidade da população e o número de profissionais contratados pelas instituições. Embora importante, ainda é uma disciplina pouco presente na grade curricular do curso, cuja hegemonia ainda se dá no olhar para a clínica individual.

Coordenadora: Eleonôra Torres Prestrelo
Estagiárias: Letícia Marques de Oliveira (estagiária bolsista); Érika da Silva Araujo, Juliana da S. Gonçalves , Priscila Gomes Bandeira (estagiárias não bolsistas).

 

COMTextos: Arte e livre expressão na abordagem gestática

A proposta desse projeto é desenvolver um espaço coletivo de livre expressão tendo como dispositivo recursos artísticos com ênfase especial à poesia, literatura e música. Por livre expressão compreendemos a possibilidade de reconhecimento do potencial criativo como recurso para o autoconhecimento. A criatividade é uma referência de saúde para o ser humano, pois permite que ele transcenda a repetição do que lhe é instituído. Consideramos que as demandas atuais de compreensão do sofrimento psíquico nos levam a buscar outras possibilidades de intervenção junto à comunidade que possam potencializar o sujeito como co-construtor de seu próprio processo de crescimento e atualizar outras formas de estar no mundo. Ao articularmos arte, poesia, literatura, música a livre expressão estaremos propondo um espaço onde a vida seja reconfigurada e recriada ampliando as possibilidades de autocompreensão. A abordagem gestáltica fundamenta essa proposta e entende o ser humano a partir de uma perspectiva integrada onde corpo, mente e ambiente estão constantemente relacionados sem que um sobreponha-se ao outro. Assim, esta é uma visão contemporânea, não determinista que nos permite conceber o homem em relação dentro de um sistema aberto, sem classificação ou rótulos. É com esta perspectiva que buscamos desenvolver nosso projeto.

Coordenadora: Laura Cristina de Toledo Quadros
Profissional colaboradora: Débora Emanuelle Nascimento Lomba
Estagiários não bolsistas: Thamara Santos, Juliana Carnevale, Juliana Santos, Maryline Bernard, Pedro Puccioni de Oliveira Lyra, Rebeca Rodrigues do Nascimento, Diego Carvalho de Oliveira Soares, Beatriz Lima Costa, André Diogo Resende (UFRJ).

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2015© Laboratório Gestáltico UERJ