UERJ Sem Muros

- Apresentação de pôster do projeto de extensão Laboratório Gestáltico: perspectiva fenomenológico existencial em clínica, pesquisa e atenção psicossocial
Coordenadora: Eleonôra Torres Prestrelo
Vice-coordenadora: Laura Cristina de Toledo Quadros
Estagiária Bolsista: Vivianne M. L. M. Rocha
Estagiários sem bolsa: Thiago S. C. Pereira; Helen M. Da Silva; Fernanda Brandão

Este Laboratório tem como objetivo promover atividades acadêmicas e de extensão universitária abrangendo temas e práticas em Gestalt-Terapia que sejam desenvolvidas dentro e fora das universidades. A Gestalt-Terapia, por não ser uma abordagem hegemônica, requer outros espaços de divulgação e atuação, o que pretendemos suprir, em parte, com as atividades do Laboratório.
Este projeto conta com uma parceria interinstitucional (Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ e o Centro Universitário Celso Lisboa - UCL ) . Esta aproximação promove não só o intercâmbio entre os docentes e discentes como também a produção de trabalhos que possam abranger as comunidades em torno das duas instituições.
Apesar de muito procurado para área de estágio, como pode ser visto pela quantidade de alunos participantes não bolsistas, tem se constituído num grupo pequeno para o desenvolvimento de todas as atividades planejadas, especialmente a alimentação do site do Laboratório, fonte de consulta sobre a área e divulgação dos trabalhos realizados. Essa restrição é motivada pela escassez de bolsas, já que se constitui numa demanda legítima da maioria dos alunos para dedicarem tempo significativo de sua semana ao projeto.
O grande número de participantes nas atividades, suas características e demandas do último ano foram representadas no pôster, a fim de registrar o impacto da atuação do Laboratório na população interna e externa das instituições envolvidas.

 

 

-Apresentação do projeto de extensão vinculado ao Laboratório Gestáltico: Terapia Comunitária
Coordenadora: Eleonôra Torres Prestrelo
Estagiária bolsista: Karina Maria de Moura Goulart.
Estagiários sem bolsa: Ana Paula Polydoro; Maria Claudia Novaes; Felipe Jasbick e Lílian Argolo Amaral.

Esse projeto se vincula ao Laboratório Gestáltico: perspectiva fenomenológico-existencial em clínica, pesquisa e atenção psicossocial, em seu desdobramento na área psicossocial, pois busca atuar junto as comunidades menos favorecidas, promovendo os laços sociais e valorizando suas potencialidades, a fim de que possam construir redes de apoio solidário para a resolução de seus problemas. Apesar de muito procurado para área de estágio, como pode ser visto pela quantidade de alunos participantes não bolsistas, tem se constituído num grupo pequeno, porém coeso para o desenvolvimento de estudos e pesquisas nessa área, preparação fundamental para uma intervenção responsável e qualificada na comunidade.

 

 

Página Inicial

2009© Laboratório Gestáltico UERJ