XII Encontro Clio-Psyché - Saberes Psi: Outros sujeitos, outras histórias

No dia 11 de novembro de 2016 o Laboratório Gestáltico (UERJ) esteve presente, junto com o Laboratório pesquisaCOM(UFF) no " XII Encontro Clio-Psyché - Saberes Psi: Outros sujeitos, outras histórias” na sessão sobre "Gênero e saberes "psi".
Inspiradas pela imagem de uma fogueira imaginária trazida por Mia Couto, ao redor da qual teceríamos o encantamento do mundo, sentamos juntas compartilhando uma forma de fazer psicologia, uma forma de fazer ciência, "uma ciência no feminino" - proposição esta que temos desdobrado em nossas práticas. Contamos assim, um pouco de nossa história, uma história de encontros e encantos!

 

 

Neste mesmo evento, o projeto de extensão “GAPsi: grupos de apoio psicológico” compartilhou sua prática de cuidado na Graduação em Psicologia do IP/UERJ. Embora a entrada na universidade constitua-se em momento de grande mobilização na vida do aluno, caracterizando-se como um rito de passagem significativo para a vida adulta onde são comuns experiências angustiantes de ruptura de um status quo e insegurança perante os desafios que se apresentam, poucos são os trabalhos que visam cuidar dessa camada da população, bem como cuidar da comunidade discente durante o curso universitário. O curso de psicologia, além do mais, favorece aos alunos, cotidianamente, contato com as mais diversas facetas do sofrimento humano, colocando-os frente a elas durante todo o curso direta ou indiretamente. As reverberações dessas experiências podem gerar um tipo de sofrimento que muitas vezes não é absorvido pelos serviços de saúde e emergem no cotidiano da vida universitária.

 

2016© Laboratório Gestáltico UERJ