Evento do CRP na Universidade Veiga de Almeida

Apesar das imensas dificuldades pelas quais estamos passando na UERJ, procuramos, junto com nossos estagiários, cumprir os compromissos assumidos. Participamos com nossas produções e projetos de extensão da 10ª Mostra Regional de Práticas em Psicologia, evento promovido pelo Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro na Universidade Veiga de Almeida nos dias 26, 27 e 28 de agosto:

a) No dia de abertura do evento, junto com outros autores, expomos na seção de lançamento de livros, nossa produção “O Tempo e a Escuta da Vida: configurações gestálticas e práticas contemporâneas”, obra resultante de eventos realizados pelo Laboratório Gestáltico, tecida a várias mãos. Um livro que trava diálogos diversos, tanto com a prática clínica em variados segmentos, como com a pesquisa onde a escuta da vida é ferramenta essencial e também com a prática docente na universidade, produzindo reflexões que emergem como um processo coletivo onde somos partícipes dinamizados pelos afetos e afetações advindos desse ofício vivo que realizamos com o outro. Esta proposta coaduna-se com o pensamento de Fritz Perls, um dos fundadores da abordagem gestáltica: “O elan vital, a força vital, se energiza por meio da sensação, da escuta, da observação, da descrição do mundo como o mundo é lá.” Tem como proposição, oferecer ao leitor a sensação de acompanhar uma articulação vibrante de experiênciastratando temas discutidos no espaço acadêmico sem a dicotomia que separa o conhecimento da vida, a razão da emoção, o humano do mundo.

 

b) Vimos publicado o artigo premiado pelo CRP no ano de 2014 e escrito pelas coordenadoras do Laboratório Gestáltico Laura Cristina de T. Quadros e Eleonôra T. Prestrelo intitulado “Laboratório gestáltico: a vida vivida, um dispositivo de experimento-ação” referente ao VII Prêmio Margarete de Paiva Simões Ferreira: experiências em Psicologia e Políticas Públicas.Premiação que muito nos honra pela representatividade daquela que o inspira, cuja trajetória de luta e compromisso profissional se faz reconhecida a cada premiação. O artigo pode ser lido no Caderno de Trabalhos de 2015 publicado pelo Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro em 2015.

c) Apresentamos um pôster intitulado: “Diferenças: um fazer coletivo na vida vivida”, divulgando de maneira interativa um eixo de trabalho ao qual temos nos dedicado. Através dessa linha de exploração teórico-vivencial, oferecemos à comunidade na qual estamos inseridos oportunidades de pensar, fazer e refazer a vida vivida, cumprindo nossa missão de agentes extensionistas. Esta concepção nos levou à olhar para as diferenças visando as riquezas que as mesmas podem nos trazer, e foi desenvolvida junto à demanda de nosso público que, no ano passado, somando todas as atividades desenvolvidas, foi composta de mais de mil pessoas: alunos de psicologia e de outros cursos da UERJ e de outras instituições, profissionais e leigos. Acreditamos que a noção de convivência entre as diferenças e os diferentes pode nos sensibilizar para um mundo múltiplo, mais justo, solidário e menos excludente.Compuseram a apresentação: Eleonôra Prestrelo (coordenadora do projeto); Laura Cristina de T. Quadros (vice-coordenadora); Camila Leal Kurdiam (estagiária bolsista); Alice Vargas Viera Mattos e Thamara Lucina da Silva Profilo (estagiárias não bolsistas).

d) O projeto de extensão GAPsi, vinculado ao Laboratório Gestáltico, apresentou uma comunicação oral intitulada “Você precisa de que?- o GAPsi como um espaço de cuidado”. Tendo como base essa pergunta disparadora, apresentamos o projeto, seu objetivo, metodologia e alguns depoimentos de participantes, convidando os presentes a refletirem sobre a ressonância dessa pergunta em suas vidas, naquele momento. Com base nessa proposição desenvolvemos no “GAPsi: grupos de apoio psicológico”, um espaço de acolhimento dos alunos da graduação em psicologia do IP/UERJ. O cuidado acontece através de “oficinas de cuidado” onde os participantes compartilham suas experiências formando redes de suporte individual e coletivo e, juntos, descobrem formas de superar adversidades, construindo um novo olhar para a realidade em que vivem.

e) COMTextos na Mostra do CRP
Apesar do difícil ano em nossa Universidade, o projeto COMtextos: Arte e Livre Expressão na Abordagem Gestáltica, coordenado pela professora Laura Cristina de Toledo Quadros (também vice-coordenadora do Laboratório Gestáltico), esteve na 10ª Mostra Regional de Práticas em Psicologia do CRP-RJ, apresentando o pôster "Arte COMpartilhada: uma experiência de contágio”. Foi um momento em que apresentamos nossa proposta, atividades já realizadas e falamos um pouco de como tem sido esta vivência para nós. Atuar com a população de rua tem nos dado uma oportunidade ímpar de aprendizado, ratificando os preceitos da abordagem gestáltica em nossa prática. Ao compartilharmos nosso trabalho esperamos ter promovido também uma experiência de contágio entre os estudantes e profissionais de psicologia para uma abertura ao novo e a construção coletiva do conhecimento.

2016© Laboratório Gestáltico UERJ