XIV Congresso Internacional de Gestal-Terapia.

Nosso projeto participou do “XIV Congresso Internacional de Gestal-Terapia” que aconteceu no Rio de Janeiro de 28 a 31 de maio, apresentando os seguintes trabalhos:

a) O Tema livre “Laboratório Gestáltico: uma prática universitária pioneira”, apresentação realizada pelas coordenadoras do projeto, Eleonôra T. Prestrelo e Laura Cristina de T. Quadros com o apoio da equipe do projeto, no dia 30 de maio. Nela resgatamos a história do projeto e o histórico de realizações do Laboratório ressaltando sua proposta pioneira de levar a abordagem gestáltica para além dos muros da universidade, bem como apresentamos as respostas positivas que temos tido da comunidade que tem acompanhado nosso trabalho no decorrer de sua existência. Assim, pudemos expor a relevância que o projeto tem para nossos estudantes ao visar uma formação não só teórica mas o engajamento na reflexão de suas práticas, bem como o efeito de envolver a comunidade num olhar mais humanizado do cotidiano o que tem acontecido como desdobramento de nossas produções


b) Uma mesa redonda intitulada “O cuidado como caminho gestáltico na criação de um mundo múltiplo” com a profissional colaboradora de nosso projeto Luciana B. Cavanellas onde, acreditando sermos responsáveis pelo mundo que construímos, nos propusemos a abrir um espaço para a reflexão de nossas práticas de cuidado, tema que nos tem mobilizado cotidianamente, já que seguimos uma abordagem que enfatiza a sensibilidade e nos convoca ao cuidado como modo de intervir;

c) Também apresentamos uma Comunicação Oral do “GAPSi- grupos de apoio psicológico”, projeto vinculado ao Laboratório Gestálltico com o tema “GAPsi: uma prática de cuidado na graduação em Psicologia” onde compartilhamos o nosso trabalho com grupos de apoio aos estudantes da graduação em Psicologia do IP/UERJ relatando sua história, a estrutura do projeto, seus objetivos e a metodologia que utilizamos, trazendo pela primeira vez alguns depoimentos de alunos que participaram de nossos encontros.

 

A coordenadora do projeto também foi convidada a compor a mesa redonda intitulada “Clínica Gestáltica e suas possibilidades em um mundo em transformação, junto com João Victor (CE) e Adela Lalín (Argentina) onde desenvolveu uma reflexão acerca da "A clínica ampliada: desafios à prática gestáltica" onde problematizou essa denominação da clínica na construção de uma abordagem gestáltica da vida, suas formas de expressão e ajustamentos possíveis.

 

A vice-coordenadora apresentou também o tema livre “Experienciando a Gestalt-terapia: o processo vivo de aprender” junto com as alunas da graduação e estagiárias em Gestalt-terapia Deborah Souza e Erika Araujo onde, inspiradas na arte do Bonsai , descreveram a experiência do estágio clínico como um processo de cuidado articulado em rede que inclui estagiários, clientes, funcionários e supervisores numa conexão que interfere tanto na formação quanto na atuação do aprendiz de terapeuta.


E, por fim, tivemos a alegria de ver nosso livro “O Tempo e a escuta da vida: configurações gestálticas e práticas contemporâneas” bem aceito pelo público do congresso, concretizando, em mais essa ação, a multiplicação de nossos fazeres.

Página Inicial

2015© Laboratório Gestáltico UERJ