Nosso projeto participou ativamente do “V Congresso de Gestalt-Terapia do Estado do Rio de Janeiro” através da apresentação de trabalhos tanto de suas coordenadoras quanto de alguns de seus profissionais colaboradores.
Suas coordenadoras Eleonôra T. Prestrelo e Laura Cristina de T. Quadros foram convidadas a participar de uma mesa redonda intitulada “A formação do estudante de psicologia nas universidades: possibilidades e limites”, onde, junto com professores de outras universidades do estado, utilizaram sua vasta experiência docente para levantar questões relativas ao ensino e formação do psicólogo, inclusive da formação universitária do gestalt-terapeuta ampliando, junto aos colegas, a visão acerca do tema.
Logo após, desenvolvemos o tema livre “Gestalt-Terapia: a afirmação de uma trajetória” onde enfatizamos o caráter inovador ainda nos dias de hoje desta abordagem, ao priorizar o aspecto vivencial na psicoterapia, apontando a importância do fazer, da entrega ao vivido com todos os riscos que isso envolve incluindo os que envolvem o psicoterapeuta. Aspecto ressaltado ao nos voltarmos para o diálogo com pensadores contemporâneos das ciências sociais e constatarmos o quão atual é o proposto pela abordagem gestáltica ao colocar teoria e prática numa interlocução simétrica.
Também apresentamos, junto com a profissional colaboradora Priscilla Welte, ex estagiária do projeto, o pôster intitulado “Por uma clínica da vida vivida: Um olhar para as diferenças”, trabalho que utiliza o tangran como dispositivo de mobilização da experiência em lidar com o novo, o surpreendente, inusitado, enfim, com as diferenças, aqui e agora! A coordenadora Laura Quadros ministrou junto com Luciana Soares o mini-curso “Revendo o atendimento psicológico a crianças na abordagem gestáltica” que discutiu aspectos contemporâneos dessa prática.
Finalizamos essa intensa participação com o tema livre apresentado pela coordenadora Eleonôra Prestrelo e as estagiárias Érika Araujo e Letícia Marques “Ouvir é como a chuva: o apoio psicológico como parte da formação em psicologia”, um trabalho desenvolvido pelo Gapsi, outro projeto de extensão coordenado por ela que também se apoia na abordagem gestáltica como um dos fundamentos de sua prática.
Percebemos a importância da ocupação desse espaço no Congresso Estadual pois o Laboratório Gestáltico já é reconhecido na comunidade que se estende  para além da Universidade.

 

Página Inicial

2014© Laboratório Gestáltico UERJ