“O IP é Ouro: 50 anos de Psicologia na UERJ”

Mesa redonda: “Gestalt-terapia: da contracultura aos nossos dias - uma abordagem na vanguarda de seu tempo”

No dia 06 de novembro de 2014, num evento comemorativo dos 50 anos do Instituto de Psicologia da UERJ, “O IP é Ouro: 50 anos de Psicologia na UERJ”, coordenamos uma mesa redonda intitulada “Gestalt-terapia: da contracultura aos nossos dias - uma abordagem na vanguarda de seu tempo”, com a participação de parceiras queridas, professoras e representantes dessa abordagem no Brasil. Com esse tema trouxemos para o público presente um pouco da história da abordagem no mundo, sua entrada no Brasil e, mais especificamente, na UERJ, instituição pioneira em incluir a disciplina Gestalt-terapia na grade curricular formal do curso de graduação em Psicologia, marcando o caráter atual da abordagem enquanto uma anti cultura, uma abordagem psicoterápica que se coloca ainda nos nossos dias contra algumas regras e padrões instituídos. As participantes convidadas nos brindaram com a memória viva de seu percurso na abordagem que, de forma emocionante, nos contagiou a todos. Eis os títulos das falas de cada uma, cujos resumos logo mais serão disponibilizados nos anais do evento: “Pulsar na Gestalt-terapia: o desafio de abrir espaço para o novo”, por Maria Cristina Frascarolli (UFRJ); “Recordar é viver? Memórias, lembranças e recriações” por Teresinha Melo da Silveira (UERJ) e o fechamento de Selma Ciornai (Inst. Sedes Sapientiae/SP) com a fala sobre “A Gestalt-terapia e sua ênfase na interdependência e interconectividade como contribuição para um paradigma emergente.”
Logo depois demos início ao pré-lançamento do livro “O Tempo e a escuta da Vida: configurações e práticas contemporâneas”, organizado por Eleonôra T. Prestrelo e Laura Cristina de T. Quadros, gestalt-terapeutas coordenadoras do Laboratório e professoras representantes dessa abordagem na universidade.
Vejam, a seguir, algumas fotos do evento:

 

 

Logo após a mesa redonda demos início ao pré-lançamento do livro “O Tempo e a escuta da Vida: configurações e práticas contemporâneas”, organizado por Eleonôra Torres Prestrelo e Laura Cristina de Toledo Quadros, composto por colegas gestalt-terapeutas e outras parceiras de áreas afins que tem estado presentes em nosso projeto de extensão, o “Laboratório Gestáltico: configurações e práticas contemporâneas”.
Para nós, fazermos o pré-lançamento desse livro na instituição que nos acolhe e à Gestalt-terapia com tanta representatividade foi de especial emoção. Acreditamos, com isso, marcar um tempo na história da Gestalt-terapia no Brasil e na universidade, honrando nossos antepassados, num percurso de inovação, criatividade e competência, contribuindo para a construção de um mundo mais plural.
Aproveitamos esse espaço para agradecermos a presença de colegas, alunos e amigos que só enriqueceram esse momento, contribuindo com nossa alegria. Agradecemos especialmente a participação da equipe de estagiários atual que, com tanto carinho, nos ajudou na organização do mesmo.
Abaixo, alguns registros desse dia:

 

 

Página Inicial

2014© Laboratório Gestáltico UERJ