II Congresso IGT de Gestalt-Terapia


No dia 01 de Junho de 2013 o Laboratório Gestáltico: configurações e práticas contemporâneas participou do II Congresso IGT de Gestalt-Terapia cujo tema abordado foi “A identidade do Gestalt-Terapeuta dentro e fora dos consultórios”.
Apresentamos, nessa ocasião, uma reflexão do grupo que compõe o projeto sobre “As potencialidades do brincar para a psicoterapia: uma experiência de invenção”, resultado da experiência que tivemos numa oficina realizada pelo Laboratório no início deste ano.
Acompanhando o tema levantado pelo evento, falamos do brincar em sua forma mais ampla, considerando-o como dispositivo de sensibilização para outras formas de expressão que podem ser utilizadas “dentro” e “fora” do consultório. O espaço vivencial que utiliza o brincar como referência constitui-se na possibilidade de integrarmos conceitos vivos e ativos que nos pernitem “inventar” novas formas de construção do conhecimento, de si e do outro. Consideramos este um recurso condizente com a abordagem gestáltica pois, como nos diz Selma Ciornai (1991) “(...) como Gestalt terapeuta tenho por “profissão de fé”, a crença profunda que a função da terapia é sobretudo , a de ajudar o indivíduo a poder instalar ou restaurar um fluxo de interação criativa com o mundo , ampliando assim, nas palavras de Ostrower (1977), sua abertura para a vida.”


 

 

 

Página Inicial

2013© Laboratório Gestáltico UERJ