I Congresso IGT de Gestalt Terapia


Data: 26 de maio de 2012

No dia 26 de maio de 2012 o Laboratório Gestáltico: configurações e práticas contemporâneas participou do “I Congresso IGT de Gestalt-Terapia : Um olhar para o ensino da Gestalt-Terapia” onde as estagiárias deste projeto de extensão apresentaram o Tema Livre: “Laboratório Gestáltico: uma experiência viva de aprendizado” terminando sua apresentação com uma roda de conversa bastante esclarecedora acerca do objetivo do projeto e as atividades desenvolvidas por ele.
Eis um trecho da fala das alunas:
“Compartilharemos aqui a experiência de estagiar nesse projeto vivenciando um modo de aprendizado que envolve múltiplos espaços: aprender, experimentar, ouvir... Estar nesse limite que transcende os muros da Universidade permite um outro olhar sobre a prática. A abordagem gestáltica propicia uma expansão desse campo de conhecimento, uma vez que trabalha-se nessa interlocução entre a teoria e a prática, considerando-as uma totalidade. Assim, o Laboratório Gestáltico busca romper fronteiras e trazer para o âmbito acadêmico a vitalidade de uma prática de vanguarda que também mantém ensino/aprendizagem numa unidade indivisível”.
Vejam, a seguir, algumas fotos desse momento...

 

Por ocasião do I Congresso IGT de Gestalt-Terapia: Um olhar para o ensino da Gestalt-Terapia, as coordenadoras do Laboratório Gestáltico: configurações e práticas contemporâneas foram convidadas a compor mesas redondas que discutiram a formação de psicólogos, inclusive de gestalt-terapeutas e coordenar Seminários Monográficos.
A vice-coordenadora do projeto, profª Laura Cristina de Toledo Quadros participou da Mesa Redonda “Psicologia Clinica entre ênfases e especialismos: a responsabilidade da clínica na formação de psicólogos” junto com uma representante do CRP e a coordenadora do IGT para discutir questões de extrema importância na formação clinica dos psicólogos.
A coordenadora do projeto, a profª Eleonôra Torres Prestrelo participou da mesa redonda: “Pensando a questão da formação do Gestalt-Terapeuta no contexto atual”, junto com Teresinha Mello da Silveira, gestalt-terapeuta aposentada do IP/UERJ e Guilherme de Carvalho, coordenador da Graduação em Psicologia da FAMATH, onde foram tratadas as peculiaridades do tema, inclusive no âmbito universitário.
Pudemos, através desse convite, ver reconhecida a trajetória profissional das coordenadoras do Laboratório Gestáltico em seu comprometimento com a formação do psicólogo e muito especialmente, com a formação de Gestalt-terapeutas.
Veja as fotos....


Página Inicial

2012© Laboratório Gestáltico UERJ