Eventos de setembro

O mês de setembro de 2011 foi especialmente gratificante para este Laboratório, pudemos participar de vários eventos levando nossa produção ao conhecimento do publico interno e externo a UERJ.

De 07 a 10 de setembro participamos do “XIII Encontro Nacional de Gestalt-Terapia e X Congresso Brasileiro da Abordagem Gestáltica” em Estância de São Pedro, São Paulo.
Apresentamos o trabalho “Laboratório Gestáltico: perspectiva fenomenológico existencial em clínica, pesquisa e atenção psicossocial - humanizando relações” onde, em afinidade com o tema proposto para este congresso da abordagem teórica que nos orienta, ressaltamos nossa posição de defender, peremptoriamente, o respeito ao que de mais humano reside em nós. Dessa forma, descrevemos as atividades deste ano,  problematizamos nossa participação na sociedade em que vivemos e reafirmamos nosso objetivo de ampliar as possibilidades de ação e formação dos profissionais da área.
Compartilhamos nossa experiência ao longo desses anos recebendo grande demanda por atividades vivenciais e a possibilidade de se pensar uma clínica ampliada, oportunidade ainda escassa na Graduação. Assim, acompanhando os acontecimentos e as transformações sociais que atravessam o mundo contemporâneo, percebemos a necessidade de resgatarmos a humanidade e a solidariedade que transcendem a materialidade e é nessa direção que fomos desenvolvendo nossas atividades desse ano. Lembramos que Perls (1981) já apontava que a relação homem/sociedade deve se constituir na interação e não na dominação. Nessa inspiração, chamamos a atenção para o trabalho do Laboratório Gestáltico que cada vez mais configura-se num espaço de sensibilização, interlocução e troca de saberes de forma viva e ativa como o próprio fluxo da vida.
 Queremos tornar publico nosso agradecimento a equipe que participou dessa construção, pois  reconhecemos que um caminho “se caminha ao caminhar”, a alguns que saíram do Projeto recentemente como Marceli de Souza Rosa e Filipe Miranda e a participação das estagiárias atuais , a bolsista Maria Eduarda Nacimento dos Santos e muito especialmente a Rafaelle Cristine Diogo Melo que esteve presente conosco na apresentação do mesmo (conforme pode ser visto nas fotos), apresentando nosso trabalho com garra e paixão.
Não poderíamos deixar de registrar a presença, durante a apresentação de nosso trabalho, da gestalt-terapeuta Jean Clark Juliano, professora e formadora reconhecida nacionalmente, autora de livros e textos essenciais ao desenvolvimento de terapeutas “gestálticos” que tanto tem contribuído para o crescimento de nossa abordagem. Em especial, para mim, a presença de uma pessoa muito querida, muito especial.
A você Jean, obrigado pela presença,
com afeto,
Equipe do Laboratório Gestáltico.

2011© Laboratório Gestáltico UERJ