Trabalho Humanitário: uma demanda de nosso tempo?

No dia 26 de abril demos inicio as atividades do ano de 2011 do Laboratório Gestáltico: perspectiva fenomenológico-existencial em clínica, pesquisa e atenção psicossocial com a roda de conversa intitulada “Trabalho Humanitário: uma demanda de nosso tempo?” onde começamos a lidar com a temática que orientará nosso trabalho durante este ano.
Estamos vivendo grandes catástrofes no Rio de Janeiro e no mundo: sejam relacionadas à deterioração da natureza que nos cerca, sejam relacionadas ao processo de exclusão social presente nas sociedades nas quais estamos inseridos. A quebra ou ruptura das relações afetivas, econômicas e da rede de suporte social são os resultados mais imediatos destes acontecimentos. O poder publico não oferece o suporte necessário para a elaboração dos mesmos, abrindo espaço para intervenções de órgãos não governamentais e de instituições de cunho filantrópico. Psicólogos e profissionais das mais diversas áreas, bem como leigos se inserem nesse tipo de trabalho e a reflexão sobre sua inserção se faz sempre necessária, delineando os limites e possibilidades de sua atuação: sua participação se dá como voluntariado; será mais uma forma de assistencialismo? A quem estamos ajudando: a comunidade necessitada, o projeto de um determinado político?
Para contribuir com a discussão sobre essas e muitas outras questões contamos com a presença de Magda Dudenhoeffer, gestalt-terapeuta vinculada ao ambulatório médico do “Lar de Frei Luiz”, instituição filantrópica muito conhecida no Rio de Janeiro e da estudante de psicologia do Centro Universitário Celso Lisboa Ana Paula Gesteira que estagiou em entidade de cunho assistencial e participou do atendimento as vitimas da tragédia de Realengo, acontecimento que atingiu profundamente a população do Rio de Janeiro nos últimos tempos. Como debatedoras estiveram presentes a coordenadora do Laboratório Eleonôra Torres Prestrelo e sua vice-coordenadora Laura Cristina de Toledo Quadros com suas experiências acumuladas neste tipo de intervenção comunitária.


 

Página Inicial

2011© Laboratório Gestáltico UERJ