Laboratório Gestáltico na UERJ Sem Muros

O Laboratório Gestáltico: perspectiva fenomenológico-existencial em clínica, pesquisa e atenção psicossocial participou, mais uma vez,  no dia 30 de setembro, da “UERJ sem Muros”, evento que abre durante uma semana, anualmente, as portas da universidade ao publico, com o intuito de apresentar sua produção em todas as instâncias acadêmicas: graduação, extensão e pós-graduação.
Apresentamos um pôster ilustrativo de nossa produção onde pontuamos nossas principais atividades, informando sobre o trabalho desenvolvido até o momento.
O conceito de extensão nas atividades universitárias define-se na condição da transferência de conhecimento para a comunidade. Assim, uma ação orientada para a socialização do conhecimento converge para tal conceito contemplando as atuais diretrizes para a democratização do espaço universitário. Assim, transcendemos a tradicional sala de aula e incluímos a realidade vivenciada numa dialética entre os conceitos teóricos e a experiência, pois concordamos com Bondía quando diz: “A experiência é o que nos passa, o que nos acontece, o que nos toca. Não o que se passa, não o que acontece, ou o que toca. A cada dia se passam muitas coisas, porém, ao mesmo tempo, quase nada nos acontece.” ( 2002, p.21)

 

 

O Projeto de Extensão "Terapia Comunitária", braço de atenção psicossocial do Laboratório Gestáltico: perspectiva fenomenológico-existencial em clínica, pesquisa e atenção psicossocial  também participou do "UERJ sem Muros", apresentando um pôster ilustrativo de suas atividades. Podemos ver, nas fotos, os estagiários do projeto: Janaina Gomes, bolsista do projeto e Francisco de Assis, estagiário não bolsista. Como sempre acontece, o projeto suscitou bastante interesse do publico e do examinador.


 

O Laboratório Gestáltico: perspectiva fenomenológico-existencial em clínica, pesquisa e atenção psicossocial  se fez representar também,  na "UERJ sem Muros", participando, através de sua estagiária bolsista Vivianne Maria L. Magalhães Rocha do  "I Premio de Extensão Profª Maria Theresinha do Prado Valladares".
O concurso pediu às estagiárias bolsistas a elaboração de redações registrando a importância do estágio em extensão para sua formação acadêmica. Uma primeira avaliação foi realizada por uma banca examinadora interna, onde foram escolhidas 15 finalistas. Na segunda etapa a redação foi apresentada para uma banca composta de examinadores internos e externos, durante a semana "UERJ sem Muros", donde foram escolhidos os 5 primeiros lugares e mais 10 prêmios de "Honra ao Mérito Extensionista", com o qual nossa bolsista foi agraciada.
PARABÉNS Vivianne, ficamos muito felizes com sua conquista!!!

 

Página Inicial

2010© Laboratório Gestáltico UERJ