“Psicooncologia”

No dia 20 de agosto de 2010, no Centro Universitário Celso Lisboa, o Laboratório Gestáltico promoveu a palestra sobre “Psicooncologia”, ministrada por Patrícia de Castro Barbosa, especialista na área e profissional engajada num serviço de saúde da rede publica que oferece assistência a crianças portadoras de câncer.
O evento suscitou amplo interesse do público, já que pudemos contar com 110 participantes inscritos, o que fez lotar o auditório, como pode ser constatado nas fotos.
A Psicooncologia é um campo de atuação que visa oferecer suporte a rede de profissionais, familiares e a pessoa que é acometida pelo câncer, com o intuito de buscar, sempre, uma melhoria na qualidade de vida de todos os envolvidos.
Por ser uma doença cujo tratamento é doloroso e, com freqüência, demorado,
o acompanhamento do paciente oncológico implica em grande desgaste para todos os envolvidos no processo de adoecimento: paciente, familiares e a equipe médica.
Diante desse mapeamento, a referida psicóloga discorreu sobre o terreno histórico-conceitual no qual a abordagem se fundamenta, finalizando sua apresentação nos trazendo um caso clínico ilustrativo das possibilidades de intervenção por parte da equipe.

No final do evento pudemos sortear o livro “Formação: ética, política e subjetividades na Psicologia”, produção da Comissão de Estudantes do CRP-RJ, que tem a participação em dois artigos, de nosso estagiário Thiago Caetano e, a pedido do público, uma camiseta do Laboratório.


Página Inicial

 

2010© Laboratório Gestáltico UERJ