“O câncer entre nós: depoimentos vivos”

O ultimo evento do ano do Laboratório Gestáltico: perspectiva fenomenológico-existencial em clínica, pesquisa e atenção psicossocial aconteceu no dia 30 de novembro de 2010. Colocamos em pauta, nessa ocasião, um assunto que despertou enorme interesse durante evento anteriormente realizado por nós, daí a escolha novamente do tema:
“O câncer entre nós: depoimentos vivos”.
Contamos para isso, com a colaboração de duas profissionais da área, as Psico-Oncologistas Luiza Polessa e Paula Roscio que trouxeram para nós o processo de elaboração de suas experiências de vida através da realização de obras que servirão, com certeza, como facilitadores para a elaboração de muitos outros: profissionais, pacientes, familiares e leigos.
Luiza Polessa, psicoterapeuta experiente, psico-oncologista falou do processo de criação de seu livro: “Entre nós: depoimentos que revelam o universo de quem convive com o câncer”, editado pela BestSeller, já que nele descreve seu processo de adoecimento por câncer, agora do outro lado da relação, ou seja, o lugar daquele que precisa de cuidados. Sua narrativa sensível nos apresenta, em alguns momentos, de forma literalmente poética, um mundo de emoções e pensamentos relativos à experiência dessa forma de adoecimento:
“Escrevi porque quando a dor é muito grande precisa de pontes. A primeira ponte que atravessei foi dar em mim, num lugar tão quieto, tão profundo, tão rico em palavras, imagens e lembranças que foram me embalando até que nasceu o depoimento sobre minha convivência pessoal com o câncer. E também profissional, pois, quando fui diagnosticada, já era uma especialista em Psico-Oncologia.(p.17)”. Junto à sua narrativa também vem a daqueles que a acompanharam: marido, filha, mãe, irmãs, amigas, médico.
Uma leitura imperdível para todos aqueles que se interessam pelo assunto, ou seja, pela experiência de adoecimento por câncer, por uma história de superação, por uma história de amor, de afetos, ou seja, por uma história humana...
Paula Roscio descreveu para nós sua motivação para realizar, junto com o marido, o DVD “De mãos Dadas”, uma serie de depoimentos dos vários atores do universo de tratamento do câncer: médicos, psico-oncologistas, enfermeiros, familiares, pacientes. O documentário reproduz a fala dessas pessoas na expressão de suas dificuldades, de seu cotidiano, de suas reflexões, numa contribuição importantíssima para a área.


 

Página Inicial

2010© Laboratório Gestáltico UERJ