Roda de Terapia Comunitária

O Laboratório Gestáltico: perspectiva fenomenológico-existencial em clínica, pesquisa e atenção psicossocial realizou, no dia 31 de março, uma Roda de Terapia Comunitária para os estudantes de Graduação em Psicologia, coordenada pela psicóloga Eleonôra Torres Prestrelo, Terapeuta Comunitária e coordenadora do “Laboratório Gestáltico”. O objetivo desse trabalho foi oferecer um espaço de troca para o grupo compartilhar questões que lhe são inerentes e também poder experimentar uma metodologia específica de trabalho em grupo.
Limitamos o número de inscrições por termos limitação de espaço físico e apesar das fortes chuvas que caíram no Rio de Janeiro, na hora da atividade, pudemos formar um grupo significativo de participantes, conforme vocês poderão notar nas fotos.
A metodologia da Terapia Comunitária, uma estratégia de intervenção de caráter preventivo na área de Saúde Mental, objetiva promover redes de apoio e desenvolvimento de vínculos sociais especialmente nas comunidades de baixa renda, mas pode, também, ser utilizada no trabalho com grupos específicos. Esta metodologia foi criada por Adalberto Barreto, eminente psiquiatra, antropólogo e teólogo cearense, o qual desenvolve, na UFC, um Projeto de Pesquisa e Extensão na área de Saúde Comunitária e vem formando Terapeutas Comunitários em todo o Brasil (e na Europa), afim de que essa forma de intervenção se constitua numa atividade da rede básica de saúde.

 

 

 

 

 

 

Página Inicial

2010© Laboratório Gestáltico UERJ